Seguimento Evangélico no Tocantins segue sem representante para governador

O segmento evangélico registra uma grande representatividade no Tocantins, e essa parcela do eleitorado tem sido cada vez mais cobiçada nas eleições, porém nenhuma chapa pra governo tem um representante do segmento.

Apesar de evidente nos últimos anos, a participação dos evangélicos na política é relativamente recente e crescente. Anteriormente avessos ao engajamento, a atuação começou a ganhar corpo pouco antes da Assembleia Nacional Constituinte, quando diferentes vertentes do segmento se organizaram para eleger parlamentares que defendessem seus valores.

No Tocantins, não há um plano de ação conjunta entre as igrejas para maximizar o desempenho eleitoral, nesse caso não há disputas pelo mesmo eleitorado nas chapas a governo do Tocantins.

No cenário político pra concorrer as eleições de 2022, o Tocantins tem candidatos evangélicos concorrendo a vaga a deputado estadual, federal, senado, porém pra governador e vice não tem nenhum evangélico.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2010, o Tocantins tem 318.776 evangélicos, 20%, hoje em 2022 a estimativa é que tenha pouco mais de 550.000, cerca de 34.3%

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: siteplantaogospel@gmail.com que iremos analisar.