Conhecimento não se despreza- Mayana Sales Godoi

20 de Junho de 2020

Esse meio religioso em que pensar é pecado, já pararam para observar que pecado é a ignorância predominar?

A ignorância religiosa já levou muitos a óbitos no passado. Houve inquisição católica e protestante, a história relata e tem provas. Fez cativo gente simples no pensar, queimou inimigos, chamou de bruxa quem questionava sua palavra, privou conhecimento. Será que ainda hoje não vemos sutilmente esses ares da idade média em alguns seguimentos religiosos?

Passamos por um tempo em que tudo era pecado, até mesmo ter uma televisão em casa, esportes coisa do diabo, internet? Nem se fala!
Hoje tudo funciona virtualmente, muitos já compreendem que a ciência foi estabelecida por Deus.

Através da alquimia (antiga ciência/astrônomia) Reis do Oriente foram até Belém contemplar o nascimento de Jesus Cristo. Deus pergunta Jó sobre as constelações do céu, se seria capaz de guiar a rota através do espaço! Fantástico não é mesmo? Não deveriam ser inimigas; ciência e religião, apesar da criatura não reconhecer seu Criador.

Da mesma forma que a ciência se contradiz por vezes em suas descobertas, sempre uma tese dando lugar a outra em uma nova revelação a religião também o faz, observa-se que alguns conteúdos que se pregavam no passado eram equivocados, mal interpretados.

A bíblia tem seu conteúdo verossímil, as interpretações que podem levar ao engano e a divergentes caminhos teológicos. Quem nunca ouviu uma pregação sobre os Anjos de Deus no Tanque de Betesda citado em João 5:2 ? Na realidade o lugar era um templo pagão! Foram encontrados muitas imagens do deus Greco-Romano do bem-estar e saúde Asclépio que era bem difundido pelas terras dominadas pelo Império Romano. Havia mais de 400 asclepeions – instalações relacionadas com Asclépio (Esculápio) em todo o Império, funcionando como centros de cura e dispensadores da graça e misericordia do deus para com aqueles em necessidade).

Em uma declaração atribuída ao sábio Judeu Rabi Akiva do segundo século lemos: “Uma vez Akiva foi convidado a explicar por que pessoas afligidas por doença às vezes retornavam curadas de uma peregrinação ao santuário de um ídolo, embora ele seguramente não tivesse poder. (Talmude Babilônico, Avodah Zarah 55a).”

Talmude é um livro sagrado e histórico Judeu conceituado por estudiosos. No entanto para nós cristãos serve apenas como um livro histórico, não faz parte dos canônicos bíblicos. Não tem 10 anos que a igreja Assembléia de Deus publicou nota se desculpando por ensinar errado haja vista que Deus não seria injusto de subordinar anjos a chacoalharem as águas e o mais sortudo ser curado. Para refletir!

E Maria Madalena, quem disse que era uma prostituta? A confusão foi institucionalizada no ano de 591, quando o papa Gregório Magno afirmou que a pecadora é Madalena. Também disse ser ela outra Maria, irmã de Lázaro, o que não é comprovado. Comprovadamente Maria de Magdala era uma mulher muito rica e a ciência em conjunto com a arqueologia  comprova.

Vira e mexe a ciência comprova fatos bíblicos. Abertura do mar vermelho, o lapso do tempo em relação ao ano bissexto, o maná que caia do céu ainda hoje cai dos tamariscos e os Beduínos se alimentam.

Hoje em dia  bebe-se leite quem não quer evoluir espiritualmente. O conhecimento está as portas de quem se desdobra em entender as passagens bíblicas.
Incrível que ainda nos dias de hoje observamos como algumas pessoas são místicas e supersticiosas, alguns ainda atribuem o vermelho como cor do diabo, sabem todas as linhas e detalhes de demônios mas não sabem a Bíblia, fundamentos e histórias. Apenas o repasse da religião em si, mas sobre Jesus poucos sabem.

Muitas pessoas já não conseguem congregar mas não é por ser rebelde é por não conseguir ouvir palavras distorcidas nos púlpitos. Quantas pessoas têm sido massacradas pela religião? A caça às “ Bruxas” continua nos tempos vigentes. Basta discordar e não aceitar a imposição dos pensamentos de líderes. Mas vamos com calma, isso só acontece em lugares onde o conhecimento padece.

Tem muitos pastores que prezam o conhecimento e ensinam suas ovelhas com precisão e concordância bíblica.
Diante de tantas falsas profecias, diante de tantos escândalos no meio evangélico, diante de tamanhas distorções da palavra de Deus, já passou do tempo das pessoas buscarem conhecimento. Para não serem omissos nem negligentes.

A ciência  nunca poderá explicar a metafísica mas podemos usa- la até seu linear limite, isso é sabedoria. Extinguir as múltiplas inteligências dada ao Homem por Deus, é nega-lo.
A Bíblia diz:

E o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística. Êxodo 31:3

Ele muda as épocas e as estações;
destrona reis e os estabelece.
Dá sabedoria aos sábios
e conhecimento aos que
sabem discernir. Daniel 2:21

Eu, a sabedoria,
moro com a prudência,
e tenho o conhecimento
que vem de conselhos. Provérbios 8:12

Pois o Senhor é quem dá sabedoria;
de sua boca procedem
o conhecimento e o discernimento. Provérbios 2:6

Não é bom ter zelo sem conhecimento,
nem ser precipitado e perder o caminho. Provérbios 19:2

Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. 1 Reis 4:29

Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar
a sabedoria e a disciplina;
a compreender as palavras
que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez,
fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência
aos inexperientes
e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos,
aumentará seu conhecimento,
e quem tem discernimento
obterá orientação para compreender provérbios e parábolas,
ditados e enigmas dos sábios. Provérbios 1:1-6

Precisamos entender a soberania de Deus e procurarmos entender sua vontade através da Sua palavra, com equilíbrio e sensatez levando em conta a escatologia e teologia e porque não a ciência? Ela contribui para tudo que utilizamos até os dias atuais.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: siteplantaogospel@gmail.com que iremos analisar.