74.566 Moradores da capital Palmas, estão recebendo o auxílio emergencial do governo federal. – Thiago Marasca

32,66% Dos habitantes da capital mais jovem e planejada do Brasil, Palmas, estão recebendo o auxílio emergencial do governo federal. A capital do estado do Tocantins têm cerca de 300 mil habitantes, um povo miscigenado que vive na cidade, pessoas que vieram de diversas partes do Brasil em busca de oportunidades, alguns há mais de 30 anos atrás e hoje chamam essa terra de lar.  Em meio a uma situação crítica devido aos problemas causados diante do covid-19 a cidade se vê dependente mais ainda do poder público.

Caixa divulga calendário de pagamento do auxílio emergencial - GAZ ...

Quem conhece Palmas sabe que a economia da cidade gira em torno do funcionalismo público, secretarias estaduais e municipais, escolas e universidades públicas, sejam estaduais, municipais e federais e uma infinidades de órgão públicos funcionam na cidade, alguns servem apenas como cabide de emprego. Uma grande parte dos habitantes de Palmas prestam serviço ao poder público seja por meio de concurso ou cargos chamados de popularmente na cidade de “contratinhos”, que nada mais é contratos de empregos na estrutura pública. Dessa massa enorme de contratos grande parte são direcionados por políticos da base da prefeitura ou do governo estadual, a cidade que em anos passados era alvo de diversos Brasileiros que viam tentar a sorte em dezenas de concursos que havia na cidade, se vê como nunca mais refém do poder público. E hoje 32% dos habitantes da cidade sobrevive graças a ajuda que o governo federal está auxiliando diretamente os habitantes por meio do auxílio emergencial, em um momento onde a taxa de desemprego que já era alta na capital, hoje cresceu ainda mais com medidas tomadas pela prefeitura da cidade como isolamento horizontal e fechamento de mais de 90 dias do comércio. Milhares de pequenos e grandes negócios  na cidade decidiram fechar as portas, e com isso aqueles que não dependiam do governo público se veem na necessidade de depender, caso contrário suas necessidades básicas como ser humano de alimentação poderiam ser afetadas.

 

Fonte: http://www.portaltransparencia.gov.br/localidades/1721000-palmas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: siteplantaogospel@gmail.com que iremos analisar.